Estimados leitores, saudações!
É com satisfação que divulgamos a Chamada para Publicações do número 42/2016 da Revista Cerrados.
Nosso convidado para a organização deste número é o Prof. Dr. Danglei de Castro Pereira, da Universidade de Brasília, em colaboração com os Professores Doutores Lucilo Antonio Rodrigues (UEMS) e Rosana Cristina Zanelattto Santos (UFMS/CNPq).
Este é um instigante e importantíssimo tema para o qual a editoria convida os intelectuais e pesquisadores brasileiros a uma ampla participação.
Conheçam, pois, o tema da revista número 42/2016: Ensino de literatura: tensões, polêmicas e processos! Com meus votos de excelente leitura e reflexões,
Prazo limite de envio: 31 de agosto.
Cláudia Falluh Balduino Ferreira
Editora-Chefe
Vice-Coordenadora do POSLIT/UnB
Ensino de literatura: tensões, polêmicas e processos.
Na metade da segunda
década do século XXI questões em torno do Ensino de literaturas em Língua
Portuguesa geram discussões sobre as diferentes formas de focalização do
literário e sua relação com o ensino não só na Educação Básica, mas, também, no
Ensino Superior no Brasil e em diferentes países. A problemática envolvendo a
singularidade dos gêneros literários em um contexto de transformação de
suportes para além do livro impresso e sua materialidade concreta assume pontos
de valoração ou não dos gêneros literários no contexto educacional brasileiro,
pensado, também, a partir da relação complexa da literatura em Língua
Portuguesa em um contexto de globalização. A propensa escolarização do texto
literário, conforme Lajolo (2003), bem como a delimitação complexa do
enfrentamento de novas realidades literárias, entre elas, o ebook e a poesia virtual, entre tantas
outras, fazem refletir sobre o ensino de literaturas em um contexto de tensões,
polêmicas e processos de assimilação e esvaziamento literário ao longo do século XX e XXI. Quais caminhos
teóricos e metodológicos o ensino de literaturas assume no contemporâneo? Como
enfrentar a diversidade literária em Língua Portuguesa e seu aparente silêncio
em um contexto internacional? De que forma propostas inovadoras ou tradicionais
para o ensino de literaturas assumem potencial transformador? Como a leitura
literária em Língua Portuguesa é, de fato, implementada em escolas e
universidades no Brasil e no exterior? Qual a entrada do literário no núcleo
familiar e sua importância na formação de leitores literários? Questões dessa
ordem e outras que apresentem como foco o Ensino de literaturas em Língua
Portuguesa ao longo dos dois últimos séculos são objetos de reflexão neste
número da Revista Cerrados.
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